Arbitragem - Relatório de Atividades

2017

Em 2017, o Comitê de Arbitragem esteve sob a coordenação dos advogados Eliane Cristina Carvalho (Machado Meyer Advogados) e Renato Stephan Grion (Pinheiro Neto Advogados).

Foram realizados os seguintes eventos: (a) “A Utilização de Perícias Contábeis em Arbitragem”, realizado em 28.03.2017, e que contou com a participação de Silvio Simonaggio e Mauro Stacchini; (b) “Apuração de Haveres”, realizado em conjunto com o Comitê de Societário do CESA, em 24.05.2017, e que contou com a participação de Martinho de Ornelas e Silvio Simonaggio; (c) “A Utilização de Perícias de Engenharia em Arbitragem”, realizado em 27.06.2017, e que contou com a participação de Luiz Fernando Alongi e Claudio A. Dall’Acqua; e (d) “O impasse nas relações societárias e seu tratamento em arbitragem”, realizado em conjunto com o Comitê de Societário do CESA e o Comitê Brasileiro de Arbitragem (Cbar), em 31.08.2017, que contou com a participação de Mariana Martins-Costa Ferreira, Juliana Krueger Pela e Mariana Conti Craveiro.

Durante o ano, o Comitê desenvolveu, ainda, o Anuário de Arbitragem no Brasil em 2016, iniciativa inédita e que consistiu em um mapeamento das principais instituições arbitrais e um diagnóstico dos procedimentos arbitrais que se encontram sob sua administração. O documento foi lançado em dezembro de 2017, durante o Coquetel de Encerramento das atividades do CESA.

Por fim, o Comitê de Arbitragem elaborou o artigo “O uso das plataformas digitais na conciliação e na resolução de disputas”, para o Anuário do CESA de 2017.