Relatório de Atividades

 2017

Presidente
Andrei Barbosa de Aguiar
Aguiar Advogados
 
Vice-Presidente
Tiago Asfor Rocha Lima
Rocha Marinho & Sales Advogados
 
Diretor Administrativo
Dráuzio Barros Leal
R. Amaral Advogados
 
Diretor de Relações Institucionais
Ademar Mendes Bezerra Junior
Mendes Bezerra Advogados Associados
 
Diretor de Relações Governamentais
Adriano Campos Costa
Armando Costa Advogados Associados
 
Diretor Secretário Geral
José Alexandre Goiana de Andrade
Andrade Goiana Advogados Associados
 
 
REUNIÃO DE INSTALAÇÃO DO CESA-CE – 21/07/2017
 
No dia ----- foi realizada a primeira reunião para apresentação do CESA às 30 maiores Sociedades de Advogados do Estado do Ceará, contando com a Presença do Presidente Nacional do CESA, Carlos José Santos da Silva, além do Presidente da OAB/CE, Marcelo Mota Gurgel do Amaral.
Na oportunidade, foi feita uma associação coletiva de todas sociedades presentes, tendo sido formalizado o pedido para criação da Seccional do CESA no Ceará.
 
 
REUNIÃO DAS ASSOCIADAS – 11/09/2017
 
Nesta data reunimos as associadas da Seccional do Ceará para realização de Almoço-Palestra para iniciar os trabalhos da nova diretoria, com o tema: ¨Inteligência Artificial na Advocacia – Oportunidades e Desafios¨.
Palestrante: Dr. Alexandre Atheniense – Especialista em Direito Digital e Internet Law pelo Berkman Center, Havard Law School (2001 e 2003), graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1987, advogado inscrito na OAB/MG sob o n. 47.470; coordenador do curso de especialização em Direito e Tecnologia da Informação na Escola Superior de Advocacia da OAB/SP; Ex-Presidente da Comissão de Tecnologia da Informação do Conselho Federal da OAB (2002-2010).
O conferencista tratou da temática, abordando o conceito de inteligência artificial, como esta possibilitará o auxílio das atividades da advocacia, bem como as novidades e perspectivas que já foram apresentadas ao mercado pelas lawtechs.
 
 
REUNIÃO DAS ASSOCIADAS – 30/10/2017
 
Nesta data reunimos as associadas da Seccional do Ceará para realização de Almoço-Palestra, com o tema: ¨Soluções Sistêmicas para Compilação de Informações em Processos Complexos¨.
Palestrante: Dr. Marcelo Stopanovski – Doutor em Ciências da Informação (UNB, 2013); Mestre em inteligência aplicada na engenharia de produção (UFSC, 2003) e bacharel em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina; Professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com a disciplina de Engenharia do Conhecimento Jurídico; Diretor de Produção da empresa I-Luminas, especializada em suporte a litígios na revista eletrônica Consultor Jurídico (CONJUR); foi Secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria Geral da União (CGU); foi Membro do Conselho de Controle da Atividade Financeiras (COAF) do Ministério da Fazenda; presidiu o Grupo Permanente de Tecnologia de Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de dinheiro (ENCCLA); participou da criação do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (Lab. LD) do Ministério da Justiça e do Observatório da Despesa Pública (ODP) da CGU.
O conferencista tratou da temática, abordando o conceito de infográficos, trazendo uma série de soluções para auxiliar os trabalhos dos advogados, nos processos de grande complexidade, para demonstração de informações em despachos com autoridades.
 
 
REUNIÃO DAS ASSOCIADAS – 20/11/2017
 
Nesta data reunimos as associadas da Seccional do Ceará para realização de Almoço-Palestra, com o tema: ¨Gestão Financeira das Sociedades de Advogados¨.
Palestrante: Dr. Clemente de Vasconcelos – Sócio-Fundador da PKC Consultoria (2017), Diretor Geral de Administração e Finanças do Machado Meyer Advogados (2001-2017); Diretor Administrativo e Financeiro da Ernst & Young Brasil (1996-2001), com Pós-Graduação em Finanças e Controladoria pela EASP FGV – São Paulo.
O conferencista tratou da temática, abordando a importância da medição da lucratividade de cada cliente, através da utilização de sistemas de controle dos gastos por cliente. Na oportunidade, foram disponibilizadas planilhas de controle e verificação de custos e faturamento para todas as associadas.