Relatórios de Atividades

2016

O Comitê de Comércio Internacional retomou suas atividades no segundo semestre de 2016, após mais de dois anos que não se reunia. Originalmente o Comitê era chamado de Comitê de Relações Internacionais. Com o intuito de atrair mais interessados, e tratar de temas correlatos, optamos por denominá-lo Comitê de Comércio Internacional e Relações Governamentais.

A primeira reunião ocorreu em 30 de agosto no Hotel Renaissance e, além de discutirmos as afinidades do comércio internacional com relações governamentais, enfatizamos a sua interface com o direito aduaneiro e com o direito internacional. Contamos com a presença da Dra. Clemência, que muito contribuiu com as discussões em andamento para regularizar o exercício do lobby por advogados e a relação do tema com os assuntos de competência do Comitê de Ética Profissional. Na sequência discutimos o interesse em se mapear os acordos de comércio firmados pelo Brasil, e os em negociação.

Apontamos para a necessidade de estreitar relacionamento dos escritórios de advocacia com o governo brasileiro (Legislativo e Executivo, principalmente) e identificamos novas oportunidades de serviços a serem oferecidos aos clientes, inclusive com relato dos presentes sobre a importância das viagens internacionais.

A segunda reunião ocorreu no dia 27 de setembro, também no Hotel Renaissance. Contamos com a excelente apresentação da Dra. Vera Kanas, sócia de Tozzini Freire Associados,  sobre o acordo firmado em abril de 2016 pelo Brasil com o Peru. Nessa ocasião comunicamos a decisão de ser criado um comitê do CESA específico para tratar de Relações Governamentais.

Por fim, o Comitê de Comércio Internacional se reuniu no dia 21 de outubro. Fomos honrados com a presença dos Srs. Josep Buades e Eliane Mauricio Mendonça do Escritório de Comércio e Investimentos da Catalúnia em São Paulo, que fizeram uma brilhante exposição sobre oportunidades de negócios para empresas brasileiras na Catalúnia e, vice versa.