Diversidade e Responsabilidade Social - Relatório de Atividades

2019

Relatório anual de atividade do Comitê de diversidade e responsabilidade social - 2019 

 

Em resumo, o ano de 2019 pode ser visto como um ano para nivelamento do conhecimento adquirido entre os membros do Comitê.  
 

Foi muito bom contar com a apresentação de cases e temas relevantes tais como igualdade de gênero, implementação de programas de diversidade, como estruturar a responsabilidade social do escritório e relacioná-la aos valores internos, a diversidade como forma de retenção de talentos, como implementar um programa pro bono segundo as novas regras da resolução pro bono da OAB Federal. 
 

Foram vários encontros em que diversos membros do Comitê apresentaram a realidade de suas sociedades de advogados e trocaram experiências com os demais participantes sobre temas específicos.  Foi muito enriquecedor! E o melhor de tudo foi observar o quanto as associadas do CESA estão evoluindo nas temáticas relacionadas à diversidade e responsabilidade social. 
 

A participação no Comitê continuou crescendo ao longo do ano e o interesse pelos temas também.  
 

O Projeto Incluir Direito e o Prêmio Lumen continuam sendo os projetos mais estruturados do Comitê e evoluíram muito em 2019. 
 

O Projeto Incluir Direito contou com a participação de mais apoiadores, mais jovens apoiados e novas faculdades parceiras.  Já o Prêmio Lumen contou com a participação de mais de 30 sociedades de advogados do país inteiro que apresentaram projetos na área de gestão e responsabilidade social/advocacia pro bono. Foi fantástico! 
 

Apenas para relembrar, o Projeto Incluir Direito visa propiciar a estudantes de direito negros, selecionados por concurso, capacitação para que possam participar do processo seletivo para estágio em grandes escritórios, em igualdade de condições demais candidatos mais privilegiados. O Projeto Incluir Direito conta com a participação intensa do nosso Presidente Carlos "Cajé" Santos da Silva e de um Comitê Gestor composto por representantes das sociedades de advogados apoiadoras. Para 2020, o Projeto terá expansão para o Rio de Janeiro e outras faculdades em São Paulo, o que representará um crescimento de mais de 100%.  
 

Por fim, já no final de 2019, o Comitê iniciou um novo projeto de produção de conhecimento: a organização de uma nova Cartilha Pro bono.  Nosso objetivo é lançar a Cartilha no primeiro semestre de 2020Essa nova Cartilha Pro bono será uma contribuição relevante para apoiar as sociedades de advogados a desenvolverem seus programas pro bono para que possam contribuir efetivamente para a ampliação do acesso à Justiça e redução das desigualdades sociais.   

 

Alberto Mori e Flavia Regina de Souza Oliveira 

Coordenadores do Comitê de Diversidade e Responsabilidade Social do CESA