Relatório de Atividades

2018

 A Diretoria do CESA NORTE realizou durante o ano de 2018 cinco reuniões, incluindo a confraternização, submetendo ao conhecimento dos presentes temas de interesse das Sociedades de Advogados, incluindo situações próprias do Pará.  

Nossa primeira reunião teve início em 20.03.2018 no restaurante Avenida, onde geralmente são realizadas as reuniões mensais com almoço por adesão. As demais reuniões ocorreram em maio, junho, agosto e novembro de 2018.

Na primeira reunião, discutimos as datas em que seriam realizadas as reuniões durante o ano, tendo sido realizadas dentro do previsto, com algumas alterações, não alterando a participação das sociedades.

Os assuntos discutidos durante nossas reuniões são elencados abaixo:

  • Situação do ISS no Município de Belém – Palestra com o advogado e Procurador do Estado CAIO DE AZEVEDO TRINDADE, associado do CESA;
  • Palestra sobre Marketing Digital para o Segmento Jurídico – palestrante EDGAR CARDOSO, graduado em Comunicação e Marketing ESPM E MBA em marketing pela Fundação Getúlio Vargas;
  • Articulação de Palestrantes da região e de outros Estados para nossa reunião mensal com assuntos de interesse geral com apresentação da Presidente do CESA Norte, a advogada Fátima Canto;
  • Gestão de Escritório com apresentação do Advogado DANIEL CRUZ, Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Pará-ATEP;
  • Confraternização em conjunto com o Instituto de Advogados do Pará – IAP, a convite de seu Presidente, o advogado Clóvis Malcher, tendo como objetivo disseminar o trabalho do CESA com a comunidade jurídica do Estado.

 
Segue abaixo os resumos das reuniões:
 
O Dr. Caio Trindade, na primeira reunião, explanou de forma sucinta o que ocorreu a respeito da cobrança do ISS pela Secretaria de Finanças de Belém (SEFIN). Estava sendo cobrado das Sociedades de Advogados alíquota levando em consideração o faturamento das Sociedades ao invés de fazer a cobrança recolhendo em alíquota fixa (única e anual).  A OAB/PA teve então atuação rápida e conseguiu liminar suspendendo a majoração da cobrança de ISS para Sociedade de Advogados.

O Presidente da OAB/PA, Dr. Alberto Campos, membro do CESA, liderou juntamente com vários representantes das Sociedades de Advogados a comitiva que se reuniu na Sede do Tribunal de Justiça do Estado e conseguiu com a Desembargadora a tutela de urgência a fim de suspender os atos da Secretária de Finanças de Belém – SEFIN. A cobrança passou a ser feita então, em alíquota fixa. Uma vitória para a OAB/PA e para as Sociedades de Advogados, muito bem representadas pelo CESA NORTE.

A segunda reunião teve como palestrante o Especialista Edgar Cardoso, que frisou que o advogado e as Sociedades de Advogados precisam priorizar a conexão com o mundo virtual, ter perfil profissional nas redes sociais e prospectar uma maior proximidade com seus atuais e futuros clientes.

Isto significa mais demandas em menos tempo. O ideal é que os escritórios tenham uma assessoria através de uma agência de Marketing tão necessária como um escritório de contabilidade. Para uma maior produtividade, deve-se usar Marketing Jurídico, que é o fortalecimento da imagem dos advogados no meio digital sem ferir o Código de Ética e Disciplina da OAB

     Na terceira reunião, a Presidente do CESA NORTE, a advogada Fátima Canto, convidou as associadas a incrementar nossas reuniões convidando palestrantes da nossa região e de outros Estados. Dr. Olavo, associado do CESA NORTE prontificou-se a passar o convite a professores da instituição de ensino superior onde leciona.

     O Presidente da ATEP – Associação dos Advogados Trabalhistas, o advogado Daniel Cruz foi quem abrilhantou nossa quarta reunião. Veio para convidar todas as Associadas a participar do II Congresso da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Pará que abordará o tema da Reforma Trabalhista. Na oportunidade falou sobre Gestão de Escritório onde ressaltou que a advocacia não é uma missão simples e nem deve ser fácil. Ressaltou que conhecer os custos de uma banca é fundamental para manter o crescimento do Escritório.
 
     A nossa confraternização foi realizada no dia 30 de novembro 2018, tendo sido prestigiada pela maioria dos associados do CESA NORTE. A Presidente Fátima Canto, a convite do Presidente do IAP iniciou a reunião com uma mensagem aos presentes desejando a todos um ano novo de esperança e de muito trabalho.

     O Instituto de Advogados do Pará presenteou os convidados um almoço-palestra sobre os 30 anos da Constituição tendo como palestrantes os advogados TADEU DE JESUS SILVA, que discursou sobre o “Pacto Federativo” e o catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa, EDUARDO VERA-CRUZ PINTO que falou sobre o “O Poder e Direito”.

     Em clima de descontração, nossa reunião terminou com todos se confraternizando e desejando novas forças para o ano que se inicia. Segue fotos para ilustrações dos encontros realizados.