Notícias

03/10/2013



Conforme o acordo, que objetiva a troca de conhecimento jurídico, as entidades realizarão pesquisas, estudos, e debates de forma compartilhada.


Foi firmado, na tarde desta quarta-feira (02), o convênio cultural entre a OAB/RS, por meio da Comissão de Sociedade de Advogados (CSA), e a Escola Superior de Advocacia (ESA), com o Centro de Estudos das Sociedades de Advogados.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, acompanhado pelo presidente da CSA, conselheiro seccional Airton Ruschel, e do diretor-geral da ESA, conselheiro seccional Rafael Canterji, recebeu o presidente nacional CESA, Carlos Roberto Fornes Mateucci e o presidente regional da entidade, Ricardo Jobim Faraco de Azevedo, para a assinatura do protocolo de cooperação.

Conforme a parceria, que objetiva a troca de conhecimento jurídico, as entidades realizarão pesquisas, estudos e debates de forma compartilhada.

Mateuci informou que a intenção do CESA é colaborar de modo mais efetivo com a OAB/RS, objetivando a discussão e o aprimoramento da profissão. "Toda vez que cooperarmos para tratar desse tema, teremos soluções mais efetivas e produtivas para a melhoria da atividade profissional", disse.

Para Bertoluci, a colaboração entre as diversas entidades que representam os advogados em todos os níveis tende a reforçar o papel da advocacia no Brasil. "Temos todos a ganhar com esta parceria, que amplia o número de oportunidades para o aprimoramento da profissão a partir da pesquisa", afirmou.

Saiba mais:

O Centro de Estudos das Sociedades de Advogados – CESA é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída por sociedades de advogados regularmente inscritas na OAB nos termos da Lei nº 8.906/94.

Fundado em 30 de junho de 1983, inicialmente contando com associadas de São Paulo, o CESA foi aos poucos expandindo suas atividades e estendendo seu alcance a outros Estados e ao exterior, contando hoje com mais de 800 sociedades inscritas, inclusive do Rio Grande do Sul.

Em 30 de novembro de 1999 foi aprovado o novo Estatuto Social do CESA, prevendo a criação de Secções Regionais em um ou mais Estados da Federação, a criação de uma Secretaria Executiva Permanente e a nomeação de Comitês de Estudos, dentre outras.

As principais finalidades do CESA são: a) promover estudos e manifestar-se sobre questões jurídicas e assuntos relativos à administração da Justiça e ao exercício da profissão de advogado; b) promover o estudo e a defesa de questões de interesse das Associadas; c) oferecer às Associadas estudos e serviços que facilitem o exercício da profissão de advogado; d) representar os interesses das Associadas e das Sociedades de Advogados em face dos órgãos de classe e de outras entidades profissionais de advogados; e) representar os interesses das associadas em juízo.

Liziane Lima
Jornalista – MTB 14.717

Fonte: OAB/RS