Notícias

18/08/2016

20160817 Assinatura Convenio destaque interno

Na tarde dessa quarta-feira (17), no Gabinete da Presidência do TRT da 2ª Região (na capital paulista), foi firmado um termo de cooperação técnica entre o Tribunal e algumas das principais associações de advogados. O intuito do documento é a conjugação de esforços para apoio e mobilização em prol da ampla divulgação e efetividade da 6ª Semana Nacional da Execução Trabalhista, que ocorrerá de 19 a 23 de setembro de 2016.

Estiveram presentes e foram signatários do termo a presidente do TRT-2, Silvia Devonald; Marcos da Costa, presidente da seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Fernando Brandão Whitaker, vice-presidente em exercício da presidência da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp); Livio Enescu, presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP); Adilmar de Assis, presidente do Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo (Sasp); Luís Otávio Camargo Pinto, presidente do Sindicato das Sociedades de Advogados do Estado de São Paulo e Rio de Janeiro (Sinsa); e Carlos José Santos da Silva, presidente do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa).

União pela efetividade na execução

A presidente Silvia Devonald (imagem à direita) destacou o ineditismo da iniciativa e as boas expectativas dos resultados dessa união. Segundo ela, são válidos e necessários todos os esforços20160817 Assinatura Convenio destaque interno 02 para a plena efetividade da execução – fase processual em que se busca garantir que os valores determinados por sentença transitada em julgado sejam quitados a quem de direito. Essa etapa, via de regra, é a mais demorada num processo trabalhista.

20160817 Assinatura Convenio destaque interno 02

O advogado Livio Enescu disse que a articulação de toda a comunidade jurídica comprova a funcionalidade da Justiça do Trabalho como instância democrática, e dá uma resposta – inclusive em números – à sociedade, sobre o papel imprescindível que ela cumpre.

Ante o crescente número de demandas trabalhistas, também motivadas pela crise, a vindoura 6ª Semana Nacional da Execução Trabalhista (19 a 23 de setembro) se mostra ainda mais importante, na busca por solucionar e encerrar processos já nessa fase e, assim, desafogar o Judiciário. A ação é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), e terá participação de todos os tribunais trabalhistas do país.
 

Texto: Alberto Nannini; Foto: Fernando Hauschild – Secom/TRT-2  

Fonte: TRT-2