Notícias

15/08/2018

O lançamento do Anuário da Justiça São Paulo 2018 aconteceu no Salão dos Passos Perdidos, no Tribunal de Justiça de São Paulo, no início da noite desta quarta-feira (15/8). Cerca de 400 integrantes da comunidade jurídica paulista estiveram no centro de São Paulo, no prédio inaugurado em 1933 e tombado como marco histórico 1981, para prestigiar a cerimônia.

Compuseram o dispositivo de honra o presidente do TJ-SP, Manoel Pereira Calças; o vice-presidente do TJ-SP, Artur Marques; o corregedor-geral do TJ SP, Geraldo Pinheiro Franco; o decano da corte, Xavier de Aquino; o presidente da Seção de Direito Privado, Gastão Toledo de Campos Mello Filho; a desembargadora Maria Cristina Zucchi; o corregedor do TJ-RJ, Cláudio Mello Tavares; a juíza Vanessa Ribeiro Mateus, vice-presidente da Apamagis, representando o Presidente da Apamagis; o adogado Luiz Flávio Borges D’Urso, conselheiro da OAB-SP, representando o presidente Marcos da Costa; José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp); Luiz Périssé Duarte Junior, presidente da AASP; Carlos José Santos da Silva (Cajé), presidente do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa); e Davi Depiné, defensor público geral do Estado de São Paulo.

Com uma visão aprofundada do funcionamento do maior tribunal do país, a nona edição da publicação traz o perfil dos 360 desembargadores e 83 juízes em segundo grau, além de informações estratégicas de todos os setores e, também, uma novidade: o Placar de Votação, que apresenta um panorama claro das tendências de cada Câmara e decisões de cada desembargador nas questões mais urgentes, polêmicas e recorrentes no judiciário.

Ainda, o Anuário da Justiça São Paulo apresenta temas importantes no início de um novo biênio administrativo, como a adoção cada vez mais comum dos processos digitais e outras estratégias que buscam dar agilidade aos julgamentos e questões relativas à judicialização da saúde, que se tornaram as mais julgadas do Direito Privado. Além de tudo isso, o Ranking de Inconstitucionalidade mostra uma análise de toda a legislação contestada em todos os municípios do estado de São Paulo.



 

Veja a opinião dos presentes ao lançamento do Anuário da Justiça São Paulo 2018:

Alex Zilenovski, desembargador do TJ-SP:
Acho muito importante essa publicação primeiro porque nos permite ter uma visão geral do Judiciário; permite também verificar a estruturação dos vários órgãos de Justiça e também é um coroamento justamente desse trabalho que é feito no ConJur com a publicação de notícias e artigos. Hoje me parece que não é só um mero informativo, é um verdadeiro instrumento de consulta da produção jurídica nacional. Aproveito inclusive nos meus julgamentos, sou alertado de decisões que existem em outros tribunais ou mesmo no Tribunal de São Paulo. Realmente estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido e o Anuário da Justiça realmente acaba nos demonstrando um verdadeiro documento do andamento da construção das pessoas que produzem a prestação jurisdicional do nosso país. Parabéns pelo trabalho desenvolvido.

Carlos Henrique Abrão, desembargador do TJ-SP:
Anuário representa uma peça importante, um filme que demonstra as atividades do Poder Judiciário, esclarece o seu funcionamento para advogados, promotores e aqueles que estão fora do estado de São Paulo. E demonstra que o Tribunal de Justiça de São Paulo tem seguido as normas do Conselho Nacional de Justiça e está se adiantando em ritmo acelerado com o processo eletrônico. É uma ferramenta que já se consolidou e é fundamental para que possamos acompanhar de perto todas essas mudanças que são importantes e vitais para toda a Justiça.

Christine Santini, desembargadora do TJ-SP:
Anuário da Justiça é uma peça fundamental até para o congraçamento dos desembargadores e dos advogados. É muito importante também para os advogados terem num só documento informações úteis sobre as câmaras de julgamento. A cada ano que passa a publicação fica melhor.

Lígia Bisogni, desembargadora do TJ-SP:
Eu entrei [no TJ-SP] pelo Quinto Constitucional. Na minha época, a gente procurava informações sobre o magistrado nas RTs [Revista do Tribunal], procurava saber quando tinha sido nomeado, lia o discurso, procurava decisões para saber qual era a linha dele. Hoje, temos essa ferramenta. O Anuário é a visibilidade do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Luiz Guilherme da Costa Wagner, desembargador do TJ-SP:
Anuário é uma publicação fundamental porque dá publicidade aos responsáveis por decisões que afetam profundamente a sociedade. As pessoas precisam conhecer. Elas têm um afastamento natural do Judiciário, e o Anuário faz essa aproximação. Para o cidadão, é fundamental. Para o advogado, nem se fala. Eu tinha sempre na minha mesa.

Miguel Ângelo Brandi Junior, desembargador do TJ-SP:
Anuário da Justiça é um marco muito importante, porque permite aos usuários, partes, advogados e a todos os operadores do Direito uma visão muito interessante do tribunal e do seu trabalho.

Spencer Almeida Ferreira, desembargador do TJ-SP:
Acompanho o Anuário da Justiça desde a sua primeira edição e vejo uma grande evolução no que diz respeito a informações judiciais e processuais. Além disso, é um álbum do Tribunal de Justiça de São Paulo, com os seus integrantes, individualizando a forma de julgar, o seu conhecimento e também a forma de julgar da própria câmara. É um conjunto de informações úteis a todos aqueles que trabalham com o Poder Judiciário, para que possam conhecer e se preparar para interagir com os julgadores. É um grande trabalho, sempre em evolução. Uma prestação de serviço a toda a comunidade forense.

Sérgio Coimbra Schmidt, desembargador do TJ-SP:
Acompanho a publicação com muito interesse e acho que o momento do lançamento tem que ser marcado por algo diferente e vejo com muita importância não só esse Anuário do estado de São Paulo mas os outros, por dar uma radiografia dos tribunais ao indicar os pensamentos, as tendências, o que evidentemente ajuda muito a advocacia para traçar estratégias processuais nas causas que compete aos advogados patrocinarem.

J.B. Paula Lima, juiz substituto em segundo grau do TJ-SP:
A importância renovada do Anuário é justamente a de renovar e aperfeiçoar as posições doutrinárias e jurisprudenciais de cada julgador e a inserção deles nas respectivas câmaras. Então, é por isso que o Anuário tem uma importância que, para mim, não diminui, só aumenta.

Luiz Flávio D’Urso, advogado criminalista e representante da OAB-SP:
Desde a primeira edição eu participo, e sou um entusiasta. A ideia é genial. É algo que se torna fundamental, uma ferramenta obrigatória. Atualmente, o eixo de poder do país mudou do Executivo para o Legislativo e agora para o Judiciário. Com isso, as decisões ganham uma dimensão muito maior. Passa a ser algo do interesse de toda a sociedade. E o Anuário atende a esse viés.

José Horácio Rezende Ribeiro, presidente do Iasp:
Não se muda, o que não se conhece. O Anuário da Justiça é uma ferramenta essencial para a mudança que precisamos em prol da eficiência e da segurança jurídica. Parabéns ao Marcio Chaer pelo competente trabalho.

Luis Périssé Duarte Jr., presidente da Aasp:
Anuário é muito importante porque aproxima os jurisdicionados e, especialmente o advogado, dos atores do Judiciário. Eu sempre digo que o juiz não é uma figura simbólica, o juiz tem carne e osso, tem ideias, personalidade, caráter, entre outros. Quanto melhor se conhecer e saber disso, mais adequadamente o advogado exerce o seu trabalho.  Nesse sentido, o trabalho do Anuário é brilhante, é muito importante, porque apresenta as informações de forma clara, ágil e completa. Eu como advogado e dirigente de uma entidade de classe, não poderia louvar com mais intensidade do que faço.

Carlos José Santos da Silva (Cajé), presidente do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa):
Mais uma vez o Anuário se coloca na vanguarda, pois mostra como os juízes pensam, vem com dados novos. Trouxe novas luzes para a realidade do Judiciário com sua informatização e seu enfoque na melhora da produtividade via tecnologia.

Vanessa Ribeiro Mateus, vice-presidente da Apamagis:
Anuário da Justiça é o coroamento da eficiência, da transparência e da prestação jurisdicional que o Poder Judiciário garante à população. É um documento vivo da presença do Judiciário na sociedade.

Pierpaolo Bottini, advogado criminalista e colunista da ConJur:
Anuário da Justiça é um instrumento fundamental para todos os operadores do direito. Em primeiro lugar, porque ele mostra como é composto o Judiciário, como pensam os magistrados, qual sua orientação etc. Todo advogado, promotor e juiz tem o Anuário como instrumento de trabalho e como uma referência. Mais do que isso:  é um elemento que contribui com a transparência do Poder Judiciário.

José Eduardo Oliveira Lima (Juca), advogado criminalista:
É importante registrar que o Marcio Chaer é um craque. A cobertura que ele faz do Judiciário é um trabalho exemplar. O Anuário da Justiça é uma bíblia para todos os operários do direito, pois é possível qualquer advogado fazer uma peça e se preparar para uma sustentação oral sem examinar detalhadamente o Anuário - que traz, na verdade, um raio-x dos magistrados da corte maior do estado de São Paulo.

Anderson Pomini, advogado e ex-secretário de Justiça da Prefeitura de São Paulo:
Anuário representa o principal canal jurídico hoje nesse país, capitaneado pela Consultor Jurídico, que na verdade são os principais veículos do mundo jurídico, que trazem informações relacionadas à Justiça, seu funcionamento e auxilia muito no exercício da advocacia. Então, toda equipe responsável está de parabéns pelo trabalho que vem sendo feito pela advocacia.

Marcelo Vieira de Campos, advogado e juiz substituto do TRE-SP:
ConJur está na vanguarda para nos ajudar a entender como funciona a Justiça, como é estruturada, como é a cabeça dos juízes que julgam diariamente inúmeras questões e demandas que afligem a sociedade. Torcemos para que esse trabalho tenha vida longa.

Augusto de Arruda Botelho, advogado:
Anuário da Justiça é uma publicação referência, de cabeceira para todos os advogados. Espero todo ano as novas edições da publicação e mantenho o Anuário na minha mesa, para pesquisas. Hoje em dia, é essencial para o advogado.

Nelson Wilians, advogado:
Temos no Anuário da Justiça uma referência. Toda vez que quero tirar uma dúvida de quem é quem eu consulto o Anuário, o que, para nós, é uma referência e, para mim, é uma honra e um privilégio estar aqui.

Davi Depiné Filho, defensor público-geral do estado de São Paulo:
Anuário é uma ferramenta fundamental especialmente no segundo grau. Facilita para as partes compreender qual é a linha de entendimento dos julgadores e gera uma transparência muito grande. É fundamental tanto para a advocacia, quando para a Defensoria. É uma forma de visualizar melhor o Judiciário.

Rodrigo Santos, diretor de operações da Softplan:
Anuário traz um marco de evolução para o Tribunal de Justiça de São Paulo. Logo no editorial traz números mostrando que há oito anos era o pior do país em produtividade e hoje já está em quinto lugar. A expectativa é que no próximo Justiça em Números, do CNJ, já apareça em segundo ou terceiro lugar no ranking de produtividade. Isso mostra, num espaço de tempo curto, um salto fabuloso. O que São Paulo fez de diferente foi unificar o seu sistema de informação, colocando um software de processo eletrônico que atendesse todas as competências, primeiro e segundo graus, e o mais importante: automação de procedimentos. Hoje, estamos trabalhando para que os seres humanos façam só o que seres humanos podem fazer. As tarefas repetitivas e manuais cada vez mais serão feitas pela máquina, com velocidade e precisão, tornando mais nobre o trabalho do cartório.

Vamilson José Costa, Costa e Tavares Paes Advogados:
Anuário passou a ser a luz do farol para o advogado. Ele é o que aproxima o advogado do Judiciário.

Edney Martins, presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça:
Para nós, o Anuário é uma grande referência. É uma publicação com uma base de informações muito grande e que presta um grande serviço a todos.

Patrocinadores do evento
Patrocinador Master

Refit

Patrocínio:
Advocacia Mario Luz
Mudrovitsch Advogados
OAB-SP
Warde Advogados

Apoio
Acayaba Advogados

Anunciantes desta edição
Abreu Sampaio Advocacia
Acayaba Advogados
Adib Abdouni Advogados
Adilson Macabu & Nelson Pinto Advocacia e Consultoria
Advocacia Fernanda Hernandez
Advocacia Mariz de Oliveira
Advocacia Ubirajara Silveira
Affonso Ferreira Advogados
AJ1 Administração Judicial
AJ Law Advogados
Antonio de Pádua Soubhie Nogueira Advocacia
Apamagis – Associação Paulista de Magistrados
Arns de Oliveira e Andreazza Advogados Associados
ASBZ Advogados
Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia
Bialski Advogados Associados
Bottini & Tamasauskas Advogados
Bradesco S.A.
Burg Advogados
Cesar Asfor Rocha Advogados
Chiarottino e Nicoletti Advogados
Clito Fornaciari Júnior – Advocacia
Costa Marfori Sociedade de Advogados
Cunha, Ricca e Lopes Sociedade de Advogados
DASA Sociedade de Advogados
Décio Freire & Advogados
Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
D'Urso & Borges Advogados Associados
Erick Pereira Advogados
Fernando Quércia Advogados Associados
Fidalgo Advogados
Hasson Sayeg, Novaes, Venturole, Andrade e D’Avila Advogados
Heleno Torres Advogados
Jacó Coelho Advogados Associados
Kuntz Advocacia e Consultoria Jurídica
Leite, Tosto e Barros Advogados
Luchesi Advogados
Machado Meyer Advogados
Marcelo Martins de Oliveira Advogados Associados
Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
Mesquita Ribeiro Advogados
Moraes Pitombo Advogados
Mudrovitsch Advogados
OAB-SP
Original 123 Assessoria de Imprensa
Paoletti, Naves Testoni & Maluf Sociedade de Advogados
Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
Pinheiro Neto Advogados
Refit
Rocha, Marinho e Sales Advogados
Ruiz Filho Advogados
Sergio Bermudes Advogados
Souza e Velludo Salvador Advogados
Teixeira, Martins Advogados
Thomaz Bastos, Waisberg, Kurzweil Advogados
TozziniFreire Advogados
Villas Bôas e Salineiro Advogados Associados
Wagman & Abucham Sociedade de Advogados
Warde Advogados

Lista de convidados que confirmaram presença na cerimônia

Integrantes do dispositivo de honra
Presidente do TJ-SP, Desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças
Vice-presidente do TJ-SP, Desembargador Artur Marques da Silva Filho
Corregedor-Geral do TJ SP, Desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco
Decano, Desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino
Pres. da Seção de Direito Público, Desembargador Getúlio Evaristo dos Santos Neto
Pres. da Seção de Direito Privado, Desembargador Gastão Toledo de Campos Mello Filho
Pres. da Seção de Direito Criminal, Desembargador Fernando Antonio Torres Garcia
Desembargadora Maria Cristina Zucchi
Corregedor do TJ-RJ, Desembargador Cláudio Mello Tavares
Vanessa Ribeiro Mateus, Vice-Presidente da Apamagis, representando o Presidente da Apamagis
Luiz Flávio Borges D’Urso, Conselheiro da OAB SP, representando o presidente Marcos da Costa
José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo
Luiz Périssé Duarte Junior, Presidente da AASP
Carlos José Santos da Silva (Cajé), presidente do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa)
Davi Depiné, Defensor Geral do Estado de São Paulo

MAGISTRATURA
Ministros

Ministro aposentado do STJ, Massami Uyeda
Cesar Asfor Rocha, advogado, ex-presidente do STJ
Ex-presidente do TRF, Fábio Prieto
Desembargador Nino Toldo

Desembargadores
Eros Piceli
João Alberto Pezarini
Carlos Abrão
José Percival Albano Nogueira Júnior
Ricardo Mair Anafe
Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa
Luiz Edmundo Marrey Uint
Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira
José Benedito Franco de Godoi
Artur César Beretta da Silveira
Heraldo de Oliveira Silva
João Francisco Moreira Viegas
Achile Mario Alesina Junior
Francisco Casconi
Maurício Pessoa
Nelson Jorge Junior
Spencer Almeida Ferreira
Marcos Gozzo
Miguel Brandi Júnior
Paulo Roberto Grava Brazil
Roque Mesquita
Christine Santini

Juízes
Ivana David
Juliana Amato Marzagão
João Batista de Mello Paula Lima
Jose Marcelo Tossi Silva
Stefânia Costa Amorim Requena
Claudia Maria Chamorro Reberte Campaña
Mauricio Fiorito
Marcelo Vieira de Campos

Mais convidados
Luís Antônio de Araújo Boudens, Presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais
Lívio Enescu, Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
Caio Cesar Vieira Rocha, Conselheiro Federal da OAB
Ana Paula Manente dos Santos, Procuradora do Estado Assessora, representando o Procurador Geral do Estado
Antonio Claudio Mariz de Oliveira, ex-presidente da OAB e ex-secretário da Segurança de SP
Alessandro Acayaba de Toledo, Presidente da Anab
José Roberto Batochio, Batochio Advogados
João Grandino Rodas, Professor, ex-reitor da USP
Sylvio Micelli, presidente da Associação dos Escreventes Técnicos Judiciários do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (AECOESP)
Antonio Carlos Ferreira de Araújo, Diretor Titular Adjunto do Departamento Jurídico – DEJUR da FIESP
Juliana Garcia Belloque, 1ª Subdefensora Pública do Estado de São Paulo
Alexandre Zavaglia Coelho, Diretor do IDP-São Paulo
Igor Mauler Santiago, Mauler Advogados
Pierpaolo Cruz Bottini, Bottini & Tamasauskas Advogados

ADVOCACIA
Luiz de Camargo Aranha Neto, Camargo Aranha Advogados Associados
Heleno Torres, Heleno Torres Advogados
Luiz Flávio Filizzola D’Urso, D'Urso e Borges Advogados Associados
Gustavo Fávero Vaughn, Cesar Asfor Rocha Advogados
Daniel Leon Bialski, Bialski Advogados Associados
Nelson Wilians, Nelson Wilians e Advogados Associados
Sérgio Emerenciano, Emerenciano, Baggio & associados advogados
Daniella Meggiolaro Paes de Azevedo, Malheiros Filho Meggiolaro e Prado Advogados
Arthur Sodré Prado, Malheiros Filho Meggiolaro e Prado Advogados
Conrado Gidrão Almeida Prado, Malheiros Filho Meggiolaro e Prado Advogados
Thiago Diniz Barbosa Nicolai, Malheiros Filho Meggiolaro e Prado Advogados
Gustavo Alves Parente Barbosa, Malheiros Filho Meggiolaro e Prado Advogados
Lucas da Silva Souza, Braga Nascimento e Zilio Advogados
Luis Celso Cecílio Leite Ribeiro, Pinheiro Neto Advogados
Clóvis Voese, Voese & Martins Advogados
Gláucia Virgínia Genovez Martins, Voese & Martins Advogados
Vitorino Antunes Neto, Tofik, Flo & Advogados
Tiago Correa da Silva, Itaú Unibanco
Willians Sebriam Mota, Itaú Unibanco
Rodrigo Cesar Salustiano, Jurídico do Itaú Unibanco
Gelson José da Silva, SESC
Raul Dolabela, Custódio Lima Advogados
Erick Nathan Feitosa, Custódio Lima Advogados
Marcos Vinicio Raiser da Cruz, Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
Paulo Roberto Joaquim dos Reis, Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
Luiz Felipe Perrone dos Reis, Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
Giovana Carvalho Marguti, Silva Mello Advogados Associados
Lucas de Mello Ribeiro, Silva Mello Advogados Associados
Marjorie Peres Sanches, Silva Mello Advogados Associados
Tatiana de Assis Oliveira Pinto, Silva Mello Advogados Associados
Wagner de Aquino da Silva, Silva Mello Advogados Associados
Luiz Fernando Salles Giannellini, Pio Santos & Salles Giannellini Sociedade de Advogados
Marcos Joaquim Gonçalves Alves, M.J. Alves e Burle Advocacy Brasil
Pedro Luiz Bueno de Andrade, Massud Sarcedo e Andrade Sociedade de Advogados
Leonardo Massud, Massud Sarcedo e Andrade Sociedade de Advogados
Leandro Sarcedo, Massud Sarcedo e Andrade Sociedade de Advogados
Antonio Carlos de Oliveira Freitas, Luchesi Advogados
Marcella Mangullo, Odebrecht
Eduardo Peloso, Odebrecht
Marcela Zanetti Peres, Mario Luz Advocacia
Marcelo Ulbricht Lapa, Mario Luz Advocacia
Luiz Otávio Martinez Bertolo, Mario Luz Advocacia
Clito Fornaciari Júnior, Clito Fornaciari Júnior Advocacia
Fernando Hellmeister Clito Fornaciari, Clito Fornaciari Júnior Advocacia
Flávia Hellmeister Clito Fornaciari Dórea, Clito Fornaciari Júnior Advocacia
Maria Cibele Santos, Costa Tavares Paes Advogados
Anderson Pomini, Pomini Advogados
Natalia Amorim Miranda, Penteado de Castro Advogados
Margareth Bierwagen, Suarez Margarido Advogados
Daniel Matos, Matos Sociedade Individual de Advocacia
Orestes Fernando Corssini Quércia, Fernando Quércia Advogados Associados
Fernando Crespo Queiroz Neves, Arruda Alvim, Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
Afranio Affonso Ferreira Neto, Affonso Ferreira Advogados
Leonardo Tavano, Tavano Maier Advogados
Regis Fernandes de Oliveira, Regis de Oliveira, Corigliano e Beneti Advogados
Rogério de Menezes Corigliano, Regis de Oliveira, Corigliano e Beneti Advogados
Ana Paula Nazaréth Babbulin, Deneszczuk, Antonio Sociedade de Advogados
Ana Paula de Abreu Carbinato, Deneszczuk, Antonio Sociedade de Advogados
Daniel Amaral, Deneszczuk, Antonio Sociedade de Advogados
Felipe Ferrari Hacomar, Deneszczuk, Antonio Sociedade de Advogados
Gabriela Esposito da Silva Ribeiro, Deneszczuk, Antonio Sociedade de Advogados
Marcos Piffer, Deneszczuk, Antonio Sociedade de Advogados
Welton Luiz Velloso Calliffo, Deneszczuk, Antonio Sociedade de Advogados
Antonio Migliore Filho, Deneszczuk, Antonio Sociedade de Advogados
Thiago Lopes Côrte Real, PwC
Bruna Meyer, PwC
Rubens Duffles Martins, DPLaw Advogados
Maria Roseli Candido Costa, Candido Costa & Cancio Advogados Associados
Aline Stein, Kroll, a division of Duff & Phelps
Matias Illg, Kroll, a division of Duff & Phelps
Augusto de Arruda Botelho, Cavalcanti & Arruda Botelho Advogados
Maurício Pepe De Lion, Felsberg Advogados
Rafael Lewandowski Libertuci, Felsberg Advogados
Rodrigo Nascimento Dall’Acqua, Oliveira Lima, Dall’Acqua, Furrier e Gazola Advogados
Eli Alves da Silva, Eli Alves da Silva Advogados Associados
Maíra Oliveira, Chaves Alves e Salomi Advogados
Marina Chaves Alves, Chaves Alves e Salomi Advogados
Thaís Gusmão, Falcioni Advogados Associados
Ana Paula Siqueira, Siqueira Lazzareschi de Mesquita Advogados
Alfredo Zucca, ASBZ Advogados
Aitan Portela, ASBZ Advogados
Marcia Approbato, ASBZ Advogados
Maurício Maríngolo, ASBZ Advogados
Christian Vieira, ASBZ Advogados
Ávila Maríngolo, ASBZ Advogados
Renato Grion, Pinheiro Neto Advogados
Rui Celso Reali Fragoso, Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
Armando de Souza Mesquita Neto, A.Mesquita, N. Saada Sociedade de Advogados
Nádia Nayef Saada Mesquita, A.Mesquita, N. Saada Sociedade de Advogados
Alexandre Pacheco Martins, Braga Martins Advogados
Tácio Lacerda Gama, Lacerda Gama Advogados Associados
Eduardo Diamantino Bonfim e Silva, Diamantino Advogados Associados
Ricardo Marfori Sampaio, Costa Marfori Advogados
Juliana R. Ugolini de Britto, Ugolini Advogados
Mauro Ferreira Souza, Mauro Ferreira e Advogados Associados
Mário Luiz Delgado, Mário Luiz Delgado Sociedade de Advogados
Oreste Nestor Souza Laspro, Laspro Advogados Associados
Sergio Zahr Filho, Nasser Sociedade de Advogados
Michelle Guadagnucci, Gomes e Guadagnucci Sociedade de Advogados
Jorge Tadeo Goffi Flaquer Scartezzini, Goffi Scartezzini Advogados Associados
Fernando Facury Scaff, Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro & Scaff Advogados
Rita de Cássia Correard Teixeira, Honda, Teixeira, Araujo, Rocha Advogados
Marco Antônio Kojoroski, Kojoroski Advogados Associados
William Marinho, Kojoroski Advogados Associados
Mário Luiz Oliveira da Costa, Dias de Souza Advogados Associados
Antonio Ruiz Filho, Ruiz Filho Advogados
Luciano Anderson de Souza, Souza e Velludo Salvador Advogados
Antonio Craveiro Silva, Craveiro Advogados Associados
Luiz Otavio Rodrigues Romeiro, Romeiro e Pessoa Advogados
André Pessoa Vieira, Romeiro e Pessoa Advogados
Jaime Rodrigues de Almeida Neto, Almeida Neto e Campanati Advogados
Tiago Leopoldo Afonso, Watermann e Afonso Advogados
Eduardo José de Oliveira Costa, A. Lopes Muniz Advogados Associados
Sérgio Roberto Alonso, Riedel de Figueiredo Advogados Associados
Ana Luisa Porto Borges, Peixoto & Cury Advogados
Lesliê Fiais Mourad, Fernando Quércia Advogados Associados
Renato Caldeira Grava Brazil, Sergio Bermudes Advogados
Sueli Moura, Antonio Viana Advogados Associados
Marlus Heriberto Arns de Oliveira, Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
Dariano José Secco, Márcio Casado & Advogados
Breno Henrique Fernandes Camargo, Machado de Campos e Barreto Advogados
Jose Rubens Salgueiro Machado de Campos, Machado de Campos e Barreto Advogados
Marcela Cristina Arruda Nunes, Rubens Naves Santos Jr. Advogados
Gabrielle F. C. I. Chalita, Rubens Naves Santos Jr. Advogados
Rodrigo Jorge Moraes, Azevedo, Moraes Advogados Associados
Mariangela Garcia Azevedo Moraes, Azevedo, Moraes Advogados Associados
Paulo Vestim Grande, Tatit & Grande Sociedade de Advogados
Rubens Carmo Elias Filho, Nogueira, Elias, Laskowski, Matias Advogados
Leandro Ranieri, Departamento Jurídico da JBS
Aquiles Tadeu Guatemozim, Departamento Jurídico da JBS
Adriano Ribeiro, Departamento Jurídico da JBS
Luciana Prado, Departamento Jurídico da JBS
Amanda Lobão Torres, Lobão & Campos Machado Sociedade de Advogados
Marcellus Ferreira Pinto, NWADV
Conrado Gontijo, IDP-São Paulo
Alexandre Kawakami, Banco Sumitomo
Rosemeiri Santos, NWADV
Marcus Vinicius Pessanha, NWADV
Alvaro Luiz Rehder do Amaral, Prandini, De Luca & Pimenta Advogados Associados
Marina de Lima Draib Alves, Jurídico SBT
Marcelo Costa Mascaro Nascimento, Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
Daniel Giacomini, Braga, Nascimento e Zilio Advogados Associados
José Ricardo dos Santos Luz Júnior, Braga, Nascimento e Zilio Advogados Associados
João Augusto de Carvalho Ferreira, Braga, Nascimento e Zilio Advogados Associados
Tony Ferriera de Carvalho Isaac Chalita, Braga, Nascimento e Zilio Advogados Associados
Flávio Henrique Costa Pereira, Braga, Nascimento e Zilio Advogados Associados
Fernando Cavalheiro, Braga, Nascimento e Zilio Advogados Associados
Daniel Heidrich, A.Lopes Muniz Advogados Associados
Robson Maia Lins, Barros Carvalho Advogados
Marcos Tito da Silva Junior, Tito da Silva Advogados
Michel Davi Tito da Silva, Tito da Silva Advogados
Carla Severo Batista Simões, Décio Freire Advogados
Luiz Antônio Simões, Décio Freire Advogados
Durval Moro, Décio Freire Advogados
Denise Ribeira, Décio Freire Advogados
Fábio Antônio Tavares dos Santos, Décio Freire Advogados
Eduardo Krasovic, Décio Freire Advogados
Valéria Kassai, Décio Freire Advogados
Luciano Santoro, Fincatti Santoro Sociedade de Advogados
Juliana Fincatti Moreira Santoro, Fincatti Santoro Sociedade de Advogados
Jorge Felipe Oliveira da Silva, Kuntz Advocacia e Consultoria Jurídica
Alexandre Sigmaringa Seixas, Sergio Bermudes Advogados
Pedro Paulo de Barros Barreto, Sergio Bermudes Advogados
Ana Luísa Barreto, Sergio Bermudes Advogados
José Cretella Neto, Cretella Advogados
Acácio Fernando José, Cretella Advogados
José Rogério Cruz e Tucci, Tucci Advogados Associados
Marcos Torsani, Torsani Advocacia
Rafael Marques Aires, Amil
Fernando Hargreaves, Hargreaves & Advogados Associados
Rubens Ferreira, Escritório de Advocacia Ubirajara Silveira
Vladmir Oliveira da Silveira, Escritório de Advocacia Ubirajara Silveira
Carla Girello de Barros, Escritório de Advocacia Ubirajara Silveira
Nelson Roberto Mendes, Escritório de Advocacia Ubirajara Silveira
José Diogo Bastos Neto, Chiaparini e Bastos Advogados Associados
Guilherme San Juan Araujo, San Juan Araujo Advogados
Claudia Vara San Juan Araujo, San Juan Araujo Advogados
Rodrigo Castor de Matos, Delivar de Mattos & Castor Advogados
Nelio Roberto Seidl Machado, Nelio Machado Advogados
Patrícia Pereira dos Santos, Acayaba Advogados
Wilker C. Martins, Acayaba Advogados
Felipe Otavio Barbosa, Acayaba Advogados
Lorenzo Melo Bandoni, Acayaba Advogados
Daniel Oliveira do Nascimento, Acayaba Advogados
Thais Rossano Follo Pereira, Acayaba Advogados
Luciana Pinto de Azevedo, Antonio de Pádua Soubhie Nogueira Advocacia
André Santos Silva, Antonio de Pádua Soubhie Nogueira Advocacia
Jorge Oliveira Lacerda de Lima, Antonio de Pádua Soubhie Nogueira Advocacia
Rogério Gaspari Coelho, Machado Associados
Raphael Okano Pinto de Oliveira, Machado Associados
Julio Gonzaga Andrade Neves, TozziniFreire Advogados
Nelson Luiz Pinto, Adilson Macabu e Nelson Pinto Advogados
Adilson Vieira Macabu, Adilson Macabu e Nelson Pinto Advogados
Renata Pinto Martins, Adilson Macabu e Nelson Pinto Advogados
Roseni dos Santos, Adilson Macabu e Nelson Pinto Advogados
Djalma José Correa de Souza, Adilson Macabu e Nelson Pinto Advogados
Paulo Souza, Adilson Macabu e Nelson Pinto Advogados
Paulo Roberto Garcia, Adilson Macabu e Nelson Pinto Advogados
Marcus Vinícius dos Santos Andrade, Marcus Andrade Sociedade de Advogados
Helena Sampaio dos Santos Andrade Braga, Marcus Andrade Sociedade de Advogados
Ali Mustafa Smaili, Marcus Andrade Sociedade de Advogados
Eduardo Csordas, Csordas e Santana Sociedade de Advogados
Flávio Gonzaga Bellegarde Nunes, Flavio Gonzaga Sociedade de Advogados
Claudineia Baptista da Silva, Coordenadora Jurídica da Canon
Julia Baptista de Oliveira, Canon
Luís Cláudio Casanova, Diretor de Compliance da Ford Motor Company para a América do Sul
Paulo Henrique Ribeiro, Ricardo Viveiros & Associados
Jéssica Almassi, Ricardo Viveiros & Associados
Marcelo Marcondes de Souza, Assistente de Gabinete TJ-SP
Tarcisio dos Santos, Diretor de Assistência e Promoção de Saúde do TJ SP
Fernando Eduardo Serec, TozziniFreire Advogados
Antonio Marzagão Barbuto Neto, TozziniFreire Advogados
Julio Gonzaga Andrade Neves, TozziniFreire Advogados
Glaucia Massoni, Fragata e Antunes Advogados
Francisco Fragata Júnior, Fragata e Antunes Advogados
Kleber Barbosa, Vieira & Almeida Sociedade de Advogados
Emilio Allan dos Santos Vieira, Vieira & Almeida Sociedade de Advogados
Celso Azzi, Telles Pereira, Azzi, Ferrari, Lisboa e Almeida Salles Sociedade de Advogados
Renato Cury, Inglez Werneck Ramos Cury Françolin Advogados
Andrea Berram, Mauler Advogados
Valdecir Souza, Mauler Advogados
Carolina Schaffer, Mauler Advogados
Marco Antonio Gouveia, Mauler Advogados
Graziela Uemoto, Mauler Advogados
Mateus Gripp, Mauler Advogados
Maria Fernanda franco Guimarães, Siqueira Lazzareschi de Mesquita
Lívia Bíscaro, Diamantino Advogados Associados
Rodrigo Persone Prestes de Camargo, Pinheiro Neto Advogados
Leandro Raca, Bottini & Tamasauskas Advogados
Antonio Carlos Mendes Matheus, M. Matheus Sociedade de Advogados
Diego Godoy Gomes, Kuntz Advocacia e Consultoria Jurídica
Fabiano Salineiro, VBS Advogados Associados
Régis Guido Villas Boas Villela, VBS Advogados Associados
Eduardo Cezar Chad, Wald Advogados
Mariana Negri Logiodice, Wald Advogados
Guilherme Melo Duarte, Melo & Naves Advocacia e Consultoria
Renato Romero Polillo, Warde Advogados
Carlos Renato de Azevedo Ferreira, Warde Advogados
Tania Kalil
Paulo Seixas
Andreia Massad
Carlos Godoy
Wellington Ferreira Romão Monteiro
Reinaldo Aleixandrino
Denise Leonardi dos Reis
Remy Gama Silva
Jose Roberto Friedmann
Nicholas Merlone
Alex Mavian
Rafael Freitas
Maria Juliana da Silva Pires
Antonio Luiz Pires Neto
Rafael da Cunha
Eneias Piedade
Gilvan Carlos Fidelis de Oliveira
Maria Augusta Rivitti
Emília Kazue Saio Loduca
José Paulo Loduca
Betina Pachelli de Carvalho
Camila Pennacchi Bernardi
Vera Lucia Sabo
Andrea Silvia Cardoso Verotti
Antonio Carlos Laudanna
João Carlos Galvão Barbosa
Rony Mendes Santos
Décio Peres Maziero
Maria Luiza de Toledo Piza
Ricardo Mayrink
Sylvia Guimarães
Ana Claudia do Nascimento Cajueiro
Valdeque Oliveira
Marco Antonio Fontes Bernardes
Claudio Henrique Fontes Bernardes
Marcelo Brunella Aziz Jorge
Flavia Panella Monteiro Martins
Fabio Santos
Horácio Nelson Neiva de Lima
José Pinheiro
Arlindo dos Santos Roque
Gerson Garcia Cervantes
Flavia Lopes
Eliana Arruda
Sergio Arruda
Antonio Carlos Meccia
Sonia Regina Laurentiff Rodrigues
Daniel Carlos de Trabulsi e Meccia
Paulo Vinicius de Trabulsi e Meccia
Helena Fonseca Felice
Manoel Joaquim Reis Filho
Fabiana Wyatt
Gisele Coutinho Grandi

MAIS CONVIDADOS
Coriolano Gatto, Diretor da Insight Comunicação
Rodrigo Santos, Diretor de Operações da Softplan
Rafael Stabile, Gerente de Operações da Softplan
Ana Maria Zupo, Diretora do Portão Diversão & Arte
Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho, Defensora Pública Coordenadora da Defensoria Pública de São Paulo
João Felippe Belem de Gouvêa Reis, Defensor Público Coordenador Auxiliar da Defensoria Pública de São Paulo
Catia Sandoval Peixoto, Procuradora da USP
Maria Cristina Pera João Moreira, Procuradora de Justiça
Sandra Majer, Contadora da prefeitura do Município de São Paulo
Rodrigo Marques de Campos, Professor universitário e servidor do TJSP
Paulo Ximenes Fernandes, Professor Mestre Doutor Engenharia
Walter Del Picchia, Professor da USP
Flávio Miranda Molinari, Professor de direito do Mackenzie
Aluizio Bezerra da Silva, Servidor público federal
Paula Melo Arabia, Marketing
Ana Maria de Oliveira, Comunicação do Siqueira Lazzareschi de Mesquita Advogados
Carlos Renato Lonel Alva Santos, Assessor Jurídico do Metrus Instituto de Seguridade Social
Luciano dos Santos Sousa, Gerente de Planejamento e Finanças da LSS Consultoria Financeira
Luciana Salles, Arbitra e Mediadora do TRF-3
Francine Cadore, Coordenadora de Assessoria de Comunicação da Softplan
Marili Ribeiro, Comunicação OAB SP
Valdo Reis, Relações Institucionais do Fragata e Antunes Advogados
Alessandro Soares, Comunicação da APAMAGIS
Beth Munhoz, Comunicação da APAMAGIS
Guto Gonçalves, Comunicação da APAMAGIS
Renato Pereira dos Santos Filho, Editor do Blog Gazeta Central
Leonardo Lellis, Editor da Veja.com
Guilherme Venaglia, Repórter da Veja.com
Marcos de Vasconcellos, Jornalista
Cloves Roque Xavier, Jornalista da Associação Renassaince Fazer o Bem
Tiago Alencar, Departamento Jurídico da União Central Brasileira da IASD
Rui Alves, Deutsche Bank S.A. - Banco Alemão
Vander Giordano, Multiplan
Anna Luiza Frank Amado, Cencin
André Cencin, Cencin
Augusto Saboia, Saboia Advisors LTDA
Armando da Costa Junior, Secretario do Antonio Viana Advogados Associados
Maellen Muniz, Assessoria de Comunicação da Softplan
Alice Castanheira, Jornalista da A|C Assessoria de Comunicação e Marketing Jurídico
Solange Vilella, Jornalista da A|C Assessoria de Comunicação e Marketing Jurídico
Rodrigo Vidal Nitrini, Assessor de imprensa da Defensoria Pública do Estado de São Paulo
Vitor Saldanha, Semantix
Marcos Fagundes, Bacharel de Direito
Reinaldo Amadeo, Bacharel de Direito
Maria Amelia Carneiro Soares, Bacharel em Direito
Alexandro Lopes da silva, Bacharel em Direito
Marcelo Moraes Santos, Bacharel em Direito
Rui Tentem, Bacharel em Direito
Jonas Nunes Pereira, Bacharel em Direito
Edson dos Santos Ferreira, Estudante de Direito
Tharynne Calixto, Estudante de Direito
Maritha Soares, Estudante de Direito
Stephany Almeida Reis de Souza, Estudante de Direito
Marta dos Reis, Estudante de Direito
Samuel Majer
Antonio José Junqueira Vilela Filho
Valter Alexandre Mena
Solange Reis
Flávia Ferreira Sousa Ribeiro

Fonte: Consultor Jurídico - SP