Notícias

17/12/2018
 
OAB SP concede homenagem in memoriam ao ex-presidente do TED Robison Baroni
Modesto Carvalhosa, advogado; Renata Soltanovitch, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina; Roseli de Aquino Freitas (viúva de Robison Baroni); Marcos da Costa, presidente da OAB SP, e Pedro Paulo Wendel Gasparini, presidente da 1ª Turma do TED, na solenidade em homenagem (in memoriam) ao advogado Robison Baroni

 

Em uma solenidade marcada pela emoção (13/12), a Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, concedeu homenagem in memoriam ao ex-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Robison Baroni. A viúva do homenageado, Roseli de Aquino Freitas, recebeu a láurea das mãos do presidente da OAB SP, Marcos da Costa. Presidente do TED durante 13 anos, Robison Baroni foi o autor do projeto do Código de Ética e Disciplina da OAB. Com a voz embargada e os olhos marejados, dividiu com o público a dedicação do marido com as suas atribuições na Ordem paulista. “Ele falava dos seus pares com muito orgulho e dos amigos com muita admiração. Era dedicado ao Tribunal, onde trabalhou durante 13 anos, e espero que este amor que ele sentia pela OAB possa servir de exemplo para os colegas, para que considerem seus pares, assim como ele considerava. Era um grande ser humano”, afirmou.

Marcos da Costa declarou-se honrado em participar de uma sessão histórica em homenagem ao Baroni, considerado pelo presidente da Secional, como um modelo de ética na profissão: “Comecei esse ciclo na OAB SP ao lado dele, e encerro este ciclo com ele. De todas as vertentes dessa personalidade única, a que eu gostaria de destacar, é a sua grandeza enquanto ser humano. Possuía a capacidade única de fazer com que aqueles que estivessem ao seu lado se sentissem maiores”.

Já o ex-presidente da Sessão Deontológica do TED, o professor Modesto Carvalhosa, ressaltou os feitos profissionais do colega e amigo. “O Robison alcançou projeção nacional quando em 1994 foi o redator do código de ética dos servidores públicos, que trazia uma profunda reflexão sobre a conduta humana nesta função, criando uma filosofia em torno da função pública acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum", pontuou. "Contribuiu para a Nação brasileira de maneira fundamental. Mas não se ateve à sessão deontológica do TED. Foi o autor do projeto do Código de Ética da Ordem, em 1994. É dele a redação original do Código, mas naturalmente com modificações, alterações e emendas que ocorreram no Conselho Federal. Quando elaborou o Código, criou o princípio de que o advogado não deve procurar a riqueza, mas a pacificação da sociedade prestando serviços à comunidade. Ele se dedicava profundamente. O trabalho dele foi para o país e para toda a comunidade da advocacia, pois possuía esse espírito público”, completou.

Relator do TED, Elias Farah, evocou suas lembranças para descrever a trajetória de Baroni na advocacia: “Entrou de corpo e alma no estudo, na pesquisa, para que o Código de Ética - nascido como estatuto - fosse redigido à altura do que a advocacia precisava. Além disso, tivemos a iniciativa de que o ensino da ética fosse integrante do currículo das faculdades e conseguimos fazer com que grande parte adotasse em seus programas. Até então, os alunos desconheciam a existência do Código de Ética. Conseguimos incluir as questões também no Exame de Ordem, cumprindo o dever do Tribunal de trazer a ética para o universo da advocacia”, relembrou para mencionar o fato inédito realizado pelo homenageado de escrever uma cartilha sobre ética profissional.

Primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do TED, Renata Soltanovitch, enalteceu a atuação dele: “Quando cursamos Direito, não sabemos muito sobre o código de ética e disciplina da profissão, e assim que ingressei na OAB SP, um dos conselhos que recebi foi para estudar os artigos do Robison Baroni”.

Presidente da 1ª Turma do TED, Pedro Paulo Wendel Gasparini, observou que a semente plantada pelo condecorado vicejou no que diz respeito às relações criadas entre os relatores do Tribunal. “O professor Modesto Carvalhosa, juntamente com o Marcos da Costa, é um dos artífices dessa solenidade. Foi um telefonema dele que me fez subir ao gabinete do presidente que disse que já estava mais do que na hora e que tínhamos que realizar esta homenagem, e imediatamente colocou a Ordem à disposição”, revelou.

Prestigiaram a solenidade de homenagem inúmeros amigos, familiares e colegas de profissão, que estiveram unidos para eternizar a memória de Robison Baroni, entre estes estiveram: as desembargadoras do Tribunal de Justiça de São Paulo, Maria Cristina Zucchi e Mary Grun; Ivete Senise Ferreira, diretora da Escola Superior de Advocacia (ESA); Jairo Haber, diretor da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASP); Carlos José Santos da Silva, presidente nacional do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados e conselheiro federal; os conselheiros secionais, Tallulah Kobayashi, Gilda Figueiredo Ferraz de Andrade, Fabio Meyer, Clemência Beatriz Wolther, a presidente da Comissão das Sociedades de Advogados; Cid Vieira de Souza Filho, presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas; Luis Eduardo Fernandes Thomé, ex-presidente da Subseção do Ipiranga; e Afonso Moreira Júnior. 
Fonte: OAB- SP