Novos Paradigmas da Advocacia

Novos Paradigmas da Advocacia

As Sociedades de Advogados foi tema central do curso Novos Paradigmas da Advocacia, ministrado pelo ex-presidente da OAB-PR, ex-conselheiro do Conselho Federal da OAB e professor de Direito Comercial, Alfredo de Assis Gonçalves Neto. A atividade integrou as comemorações da Semana do Advogado, organizada pela Comissão de Apoio às Sociedades de Advogados da OAB-BA.

O professor Assis recordando, historicamente, como surgiram as sociedades de advogados, as principais mudanças nos últimos tempos, entre outros aspectos. Ele também abordou assuntos como mudanças no Estatuto do Advogado, distribuição de cotas entre os sócios e os prestadores de serviço, entre outras questões palpitantes.

O professor aproveitou também para relembar uma das mudanças que ocorreu no Estatuto do Advogado e que, segundo ele, é muito importande ser relembrada. “Era permitido que os estagiários participassem de Sociedades de Advogados. Mas, atualmente, não. Apenas advogados e, somente advogados, podem fazer parte das Sociedades”.

Ao final da palestra, o espaço foi aberto para questionamentos. Primeiro, as perguntas foram formuladas pelo Presidente do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados da Bahia, Seccional Bahia (CESA-BA), Carlos Frederico Andrade e, posteriormente, para o Conselheiro da Seccional baiana, Francisco Bertino, que também integraram a alta mesa como debatedores. Em seguida, as perguntas foram feitas pelo público composto por advogados, estudantes e procuradores.

O evento também teve cunho filantrópico, pois foi solicitado aos inscritos que trouxessem, cada um, uma lata de leite em pó. Durante o curso, o Presidente da Comissão de Apoio às Sociedades de Advogados da OAB-BA, André Godinho, agradeceu aos que colaboraram com a ação cujo objetivo é “ajudar instituições de caridade, que precisam muito”, explicou.

A alta mesa foi formada pelo Presidente da Seccional baiana, Saul Quadros; pelo Secretário-Geral da OAB-BA, Antônio Menezes; pelo Presidente da Comissão de Apoio às Sociedades de Advogados da OAB-BA, André Godinho; pelo professor de Direito Comercial, Alfredo de Assis Gonçalves Neto; pelo conselheiro Francisco Bertino e pelo Presidente do CESA-BA, Carlos Frederico Andrade.

Atenciosamente

Carlos Frederico Guerra Andrade