Relatório de Atividades

2019

O ano de 2019 foi o terceiro em que tivemos no Estado as atividades da Seção do CENTRO DE ESTUDOS DAS SOCIEDADES DE ADVOGADOS – CESA SECCIONAL PIAUÍ. Desde 2017, a atuação da entidade tem sido de grande valia para difusão, apreensão e replicação de conhecimentos tanto úteis quanto necessários a melhor desempenho das sociedades de advogados no Estado.

O presente relatório tem por objetivo apresentar de modo breve as principais atividades e eventos promovidos pelo CESA/PIAUÍ durante o ano de 2019.

Convém que citemos o esforço de interiorização das ações do CESA/Piauí, que em 2019 promoveu reuniões e eventos contemplando profissionais e escritórios de advocacia situados em cidades como Bom Jesus (600 km ao Sul de Teresina), Picos e Oeiras (310 km ao Sul de Teresina), Floriano (240 ao Sul de Teresina), bem assim Parnaíba, cidade litorânea a 315 quilômetros ao Norte da capital

Apresentamos a seguir, de modo resumido e acompanhado de algumas notas, as principais atividades e eventos promovidos pelo CESA/Piauí, os quais serão evidentemente um suporte para a promoção de mais palestras e cursos e outras ações que venham a servir como base para a melhoria do trabalho dos advogados e das sociedades de advogados no Estado do Piauí.
 

Reuniões – 2019

Data: 15 de fevereiro de 2019 (sexta-feira).

Horário: 18:30 horas (Reunião/Happy Hour).

Local: Restaurante Bacalhau e Cia.

Av. Nossa Sra. de Fátima, 671 - Jóquei, Teresina - PI, 64049-526. Telefone: (86) 3232-3076.

Palestrante: Desembargador Sebastião Ribeiro Martins.

Tema: Perspectivas da nova gestão do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, biênio 2019/2020.
 

Data: 06 de junho de 2019 (quinta-feira)

Tema: GESTÃO ESTRATÉGICA PARA ALTA PERFORMACE FINANCEIRA DOS ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA.

Palestrante: Frederico Condé

Horário: 12:00 horas - Reunião Palestra / 13:00 horas – Almoço por Adesão

Local: Restaurante Bacalhau e Cia, Av. Nossa Sra. de Fátima, 671, Jóquei, Teresina – PI
 

Data: 27 de junho de 2019 (quinta-feira)

Horário: 12:00 horas - Reunião 13:00 horas - Almoço

Local: Restaurante Bacalhau e Cia.

Av. Nossa Sra. de Fátima, 671, Jóquei, Teresina - PI

Tema: O FUTURO DA ADVOCACIA

Palestrante: Dr Renato Cury,
 

Data: 21 de agosto de 2019 (quarta-feira)

Tema: ESTRATÉGIAS DE CONTRATAÇÃO DE ADVOGADOS E QUESTÕES SOCIETÁRIAS

Palestrante: Dra Lara Selem

Horário: 11:00 horas - Reunião Palestra / 13:00 horas – Almoço por Adesão

Local: Restaurante do Luxor Hotel Piauí, Pç. Marechal Deodoro, nº 310, Centro, Teresina, PI

 

Data: 30 de setembro de 2019 (segunda-feira)

Tema: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA AOS ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA - CASE CAROL - A PRIMEIRA ROBÔ ADVOGADA BRASILEIRA BASEADA EM IBM WATSON.

Palestrante: Daniel Farias

Horário: 12:00 horas - Reunião Palestra / 13:00 horas – Almoço por Adesão

Local: Uchôa Teresina Hotel, R. Barão de Uruçuí, 340 - Noivos, Teresina – PI

 

NOTA

O evento reuniu advogados para que fossem apresentados ao uso da inteligência artificial em escritórios de advocacia. O tema, cada vez mais fundamental no trabalho de advogados, vai ser mais detalhado em palestra do advogado Daniel Farias, presidente do Centro de Estudos de Sociedades de Advogados na Paraíba (CESA-Paraíba).

O palestrante focou sua fala em um “case”: Carol - a primeira robô advogada brasileira baseada em IBM Watson.

Esse robô já é usado pela Urbano Vitalino Advogados, do qual Daniel Farias é sócio e gesto. Essa espécie de “advogada robô” tem agora sido a responsável por realizar as tarefas repetitivas do escritório a fim de concluir processos na Justiça com mais eficiência e também com um maior índice de sucesso.

 

Data: 20 de novembro de 2019 (quarta-feira)

Tema: NOVO PROVIMENTO DA PUBLICIDADE DA ADVOCACIA

Palestrante: Stanley Martins Frasão

Horário: 14:00 horas - Reunião Palestra

Local: Subseção da OAB -Av. Totonho Freitas n° 953 A - Bairro Oeiras Nova.
 

Data: 21 de novembro de 2019 (quinta-feira)

Tema: MINICURSO – SOCIEDADE DE ADVOGADOS E MARKETING JURÍDICO

Ministrante: Stanley Martins Frasão

Horário: 8 às 12h00

Local: Subseção da OAB em Picos - Praça Raimundo Leandro, S/N Bairro: Centro
 

Data: 21 de novembro de 2019 (quinta-feira)

Tema: O FUTURO DO ADVOGADO

Palestrante: Stanley Martins Frasão

Horário: 19 horas

Local: Faculdade R. Sá - BR-316, s/n - Altamira, Picos - PI
 

Data: 22 de novembro de 2019 (sexta-feira)

Tema: NOVO PROVIMENTO DA PUBLICIDADE DA ADVOCACIA

Palestrante: Stanley Martins Frasão

Horário: 12:00 horas - Reunião Palestra / 13:00 horas – Almoço por Adesão

Local: Uchôa Teresina Hotel, R. Barão de Uruçuí, 340 - Noivos, Teresina – PI

 

NOTA

O advogado Stanley Martins Frasão vai proferir uma palestra em Oeiras, no dia 20, e duas palestras em Picos, no dia seguinte, 21 de novembro, tratando do futuro da advocacia, de avanços tecnológicos e das espécies e vantagens de sociedades de advogados. Em Oeiras, no dia 20, quarta-feira, na sede da Subseção da OAB na primeira capital do Piauí, Frasão falará, a partir das 14 horas, sobre espécies de sociedades de advogados e suas vantagens. Em Picos, Stanley Martins Frasão vai falar em suas ocasiões na quinta-feira, 21 de novembro. A primeira, em um minicurso, que começa às 8 e vai até o meio dia, ele discorrerá acerca dassociedades de advogados e marketing jurídico, na Subseção da OAB. A segunda, a partir das 19 horas, na Faculdade R. Sá, será sobre o futuro do advogado. Os três eventos visam à interiorização da Seção Piauiense do Centro de Estudos de Sociedades de Advogados (CESA-Piauí) e do Instituto de Advogados Piauienses, que nesses eventos terão o apoio da OAB-PI, através das Subseções de Oeiras e Picos e da Faculdade R. Sá. O palestrante, Stanley Martins Frasão, é diretor executivo nacional do CESA, presidente da Comissão de Sociedades de Advogados da OAB-MG e mestre em Direito Empresarial.


PARCERIA CESA/AASP

Destacamos a parceria entre o CESA e a Associação dos Advogados de São Paulo para quem fossem oferecidos serviços eletrônicos aos advogados piauienses, Uma unidade móvel da AASP iniciou a oferta desses serviços pela cidade de Bom Jesus, no dia 17 de junho, passando ainda pelas cidades de Floriano, depois em Picos (25), Teresina (27), Piripiri e Parnaíba, nos dias 3 e 4 de julho.

O acesso a serviços resulta de uma parceria pioneira da AASP com o Centro de Estudos de Sociedades de Advogados (CESA-PI), Instituto de Advogados Piauienses (IAP) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI).

O objetivo desse esforço comum das entidades, foi dar aos advogados de várias cidades piauienses o acesso a serviços que podem e devem ser um reforço à atuação deles, como a emissão de certificado digital, indispensável para o peticionamento eletrônico.

Na unidade móvel da AASP também serão oferecidos minicódigos atualizados, pendrive, agendas, edições da Revista do Advogado e da Revista Brasileira da Advocacia, do CPC anotado, informações gerais sobre as atividades e o clube de benefícios da AASP.

Neste sentido, convênio firmado entre as entidades garante acesso gratuito aos serviços por três meses, de modo a facilitar a rotina dos advogados para melhor atendimento a seus clientes. Abre-se também a possibilidade de filiação à AASP, permitindo-os manter o acesso aos serviços da entidade por valor especial para associados.

No ano que se inicia, teremos novos desafios, mas contamos com a união de todos, para juntos, ampliarmos nossa atuação, sempre focando na melhora da qualidade e produtividade dos nossos associados.
 

A diretoria