Relações Governamentais - Relatório de Atividades

 2019

Comitê de Relações Governamentais do CESA 

 

Relatório de atividades - 2019 

 

 

Coordenadores: 

Antonio Carlos G. Gonçalves - Demarest Advogados 

Fernanda Burle - MJ Alves e Burle Advogados e Consultores 

 

 

Durante o ano de 2019, o Comitê de Relações Governamentais do CESA realizou diversas reuniões-almoço em Brasília convidando a todos os associados interessados para os debates. 

 

O tema central dos encontros continuou sendo as propostas de regulamentação das relações governamentais e da atividade dos advogados nessa perspectiva. 

 

O Comitê esteve presente em eventos e recebeu associações ligadas à atividade, tais como o Instituto de Relações Governamentais (IRELGOV) e a Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG), sempre com o objetivo de estar próximo e alinhado aos grupos que trabalham no assunto no Brasil. 

 

Para debater o tema, tivemos audiência com o Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, oportunidade em que pudemos apresentar nosso posicionamento e reforçar a importância da atuação do advogado e suas prerrogativas nas Relações Governamentais. 

 

No segundo semestre realizamos reunião da Seccional do Distrito Federal com o tema “A atividade de relações institucionais e governamentais e as prerrogativas dos advogados”, com a presença do advogado e Presidente da Abrig, Guilherme Cunha. 

 

Esperamos que o debate sobre a regulamentação da atividade de relações governamentais continue em 2020, fortalecendo os estudos necessários para o encaminhamento do tema frente às prerrogativas profissionais dos advogados. 

 

Além disso, continuamos a interação com outros Comitês no monitoramento de importantes pautas do Congresso Nacional, como a discussão em torno do Código de Processo Penal para o Comitê de Penal do CESA.  

 

Permanecemos à disposição de todos os Comitês Temáticos do CESA para fortalecer o diálogo das agendas perante as autoridades e as discussões no Congresso Nacional. Em 2020, importantes questões estarão em pauta e o engajamento dos profissionais do CESA e do Comitê de Relações Governamentais será fundamental.