Relatório de Atividades

2018

Em 08/06/2018 o CESA realizou a primeira reunião presencial da sua nova diretoria com os associados. Nesta oportunidade foi apresentado o cronograma anual de reuniões e assuntos a serem pautados. Oencontro contou com a presença do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, que elogiou o papel do CESA-RS e incentivou a união de esforços para garantir um diálogo cada vez mais aberto com as entidades que representam a advocacia no Estado.
 
Em 10/08/18 o CESA-RS promoveu palestra intitulada "Gestão Financeira em Escritórios de Advocacia", reunindo grande número de  escritórios associados. A palestra foi conduzida por Clemente Vasconcellos, o qual falou sobre a importância da gestão nos escritórios de advocacia, dando dicas de planejamento estratégico, orçamento anual, fluxo de caixa, entre outras fórmulas utilizadas pelas bancas para medir o desempenho financeiro e também dos seus advogados.
 
Em 22/11/2018 o CESA RS acompanhado do Presidente Nacional do CESA, respectivamente Evandro Kruel e Carlos José Silva – Cajé,  estiveram visitando a Editoria do JORNAL DO COMÉRCIO, ocasião em que foram debatidos assuntos de interesse da classe jurídica em geral. Dessa visita foi publicada entrevista no JORNAL DO COMÉRCIO, veículo focado na classe empresarial do Rio Grande do Sul.
 
Em 23/11/2018 o CESA RS realizou evento cuja palestrante foi a Sócia Diretora de Consultoria da TOTVS JuriTIs, Simone Viana Salomão, sendo o tema da palestra “Práticas de Governança para Sociedades de Advogados”. O evento foi de grande interesse, havendo expressiva presença de escritórios Associados e convidados.
 
Além dos eventos abertos específicos, o CESA RS atuou em vários assuntos de interesse da advocacia gaúcha e nacional.
 
O  CESA RS apoiou fortemente a OAB-RS na questão da legislação do ISSQN de Porto Alegre, tendo sido mantido o atual critério de tributação para as sociedades uniprofissionais, após intensos trabalhos junto ao Legislativo Municipal.

Sob a pauta nacional da entidade, foram analisados e discutidos temas relativos às prerrogativas profissionais, automação da advocacia e do Judiciário, dentre outros.
A Diretoria do CESA RS participou ativamente das reuniões da Diretoria Nacional em São Paulo, assim como das diversas reuniões de Associadas.

O CESA RS recebeu novos associados e realizou várias reuniões da Diretoria Regional, sempre com foco na viabilização da advocacia em maior grau de qualificação e aperfeiçoamento.