Relatório de Atividades

2017

A Seccional do CESA Santa Catarina elegeu em 2017 como tema central a Mediação e Arbitragem, buscando difundir localmente, aculturar e estimular o uso desse meio de solução de controvérsias, almejando a criação e consolidação de tribunais arbitrais de natureza empresarial de porte adequado às demandas mais complexas.
 
Com base nisso, houve a participação em entrevistas em meios de comunicação local e regional, com a abordagem do tema nos jornais de maior circulação do Estado.
 
Ano em que foi criado o Comitê local de Mediação e Arbitragem, buscando estimular a discussão do tema internamente na Seccional do CESA.
 
A condução do assunto, permitiu uma reunião da Diretoria do CESA/SC com entidade empresarial de extrema importância regional, em vista da vocação à inovação que Santa Catarina possui, onde estimulou-se a criação de tribunal arbitral ligada à essa entidade para atender, especialmente, temas ligados ao ramo de atividade das associadas, o que foi objeto de boa receptividade pela entidade.
 
Ainda sobre o tema, empregou-se parte das reuniões periódicas com ele, trazendo relatórios e estudos de levantamento do uso e maturidade do instituto na região, culminando com a organização de evento com palestrante de experiência internacional no assunto, trazendo, tal evento, repercussão na mídia local, contudo, infelizmente, não ocorrendo por impossibilidade pessoal na data por parte da palestrante.
 
Além do tema da Mediação e Arbitragem, a abordagem da matéria sobre gestão dos escritórios de advocacia foi mantida, com encontros abordando, por exemplo, o assunto do adequado uso da comunicação e a relação com a imprensa e demais meios, como mídias sociais, pelos escritórios de advocacia.
 
A Diretoria da Seccional envolveu-se com outros temas de interesse das associadas, como iniciativas de alteração legislativa de natureza fiscal, aspectos trabalhistas como reflexo do novo marco legal em vista da reforma legislativa, o respeito às prerrogativas da advocacia, o estímulo às associadas para participarem no Prêmio Lumen, CESA/SINSA e a participação no I Encontro das Sociedades de Advogados do Norte e Nordeste.