Relatório de Atividades

2016

A Seccional do CESA Santa Catarina viu-se no ano de 2016 com uma intensa atividade de eventos realizados com entidades parceiras locais.
 
A agenda de eventos iniciou-se com as reuniões periódicas da Seccional com a suas associadas, onde se verificaram temas incialmente relacionados a discussões técnicas da atividade advocatícia, transformando-se, por indicação das associadas, em temas pautados na gestão das sociedades, especialmente ocorridas no segundo semestre do ano.
 
Por ser o ano de iniciou da vigência do novo CPC, os assuntos técnicos transitaram sobre esse tópico. Já nas discussões relativas à gestão, ocorreram proveitosos debates em temas como “A gestão de excelência em escritórios de advocacia” e “O Marketing Jurídico”, ambos de extremo enriquecimento às associadas.
 
Em relação aos eventos especiais, inicialmente, junto com a constituição do Comitê de Direito Ambiental da Seccional, no mês de maio, realizou-se o evento “Perspectivas de futuro em um cenário de grave crise econômica",tendo como palestrante um pesquisador Espanhol, Sr. Fermin Crespo Rodriguez, evento bastante concorrido, realizado em parceria com o Sinduscon de Florianópolis.
 
Operando uma nova parceria com o Sinduscon de Florianópolis, no mês de setembro, realizou-se o evento “Os novos panoramas da arbitragem”, com o palestrante, Prof. Rafael Francisco Alves, encontro que seguiu a mesma trilha do anterior, com excelente audiência, repercutindo significativa e positivamente na região.
 
Concluindo o ano, no mês de dezembro, em uma parceria com o Instituto dos Advogados de Santa Catarina, Academia Catarinense de Letras Jurídicas e Universidade do Vale do Itajaí, realizou-se o evento intitulado “I Seminário Catarinense de Direito Ambiental e Sustentabilidade”, especialmente atingindo a comunidade acadêmica e os operadores do Direito, com importante presença institucional do CESA.
 
Ano que se verificou a reunião com o Secretário de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina, tendo como pauta aproximação institucional com o CESA, iniciando-se pela discussão sobre a edição do “Guia legal do investidor em Santa Catarina”, com a demonstração de interesse pessoalmente pelo Secretário sobre a matéria.
A Seccional, do mesmo modo, manteve o processo de integração e relacionamento com a Ordem dos Advogados, Seção Santa Catarina, realizando reuniões, especialmente concernentes a assuntos afins das entidades.
 
Ultimando, a Seccional colaborou com o Anuário do CESA, elaborando o artigo intitulado “ÉTICA NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA E DA CONSULTORIA JURÍDICA E EMPRESARIAL AMBIENTAL”, de autoria dos membros de Associadas, Dra. Fernanda de Oliveira Crippa e Dr. Marcelo Buzaglo Dantas.