Pelo menos 40 advogados reuniram-se na noite de terça-feira, 13 de junho, para ouvir uma palestra do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí(TCE-PI), Conselheiro Kennedy Barros, que falou sobre a relação mais participativa entre o TCE e os profissionais da Advocacia no Estado.
No encontro, realizado em um restaurante na zona leste de Teresina, o palestrante e os advogados conversaram sobre o uso da tecnologia da informação em julgamentos não presenciais, uma realidade cada vez mais frequente, bem como questões ligadas à legislação urbanística e ambiental voltada para os municípios.
Kennedy Barros disse aos advogados que o papel do TCE-PI tem sido mais o de fiscalizar e conscientizar os gestores quanto à correta aplicação dos recursos públicos, que estão sujeitos a uma legislação tanto ampla quanto complexa. E neste sentido, o papel do advogado é fundamental, mais ainda se a ação se faz de modo preventivo, o que evita problemas nas prestações de conta, e corretivo, quando, no curso do processo de análise das contas, podem ser feitas as correções exigidas.
O encontro foi considerado positivo pelo dirigente da Seccional Piauiense do Centro de Estudos de Sociedades de Advogados, CESA-PI, Álvaro Mota, a quem coube organizar o evento. Para ele, quanto mais se estabelece um diálogo com o TCE, mais a sociedade é favorecida, porque se trafega na direção de melhor e mais adequada aplicação de recursos públicos.