Quantos advogados negros tem o seu escritório?

É hora de mudar essa realidade. O Projeto Incluir Direito foi criado com o propósito de aumentar a participação de negros no mercado jurídico, promovendo a inclusão e a diversidade e transformando vidas.

Menos de 1%

Desde sua criação em 2016, o Projeto Incluir Direito trabalha para mudar a realidade observada na pesquisa que o CESA encomendou à FIA (Fundação Instituto Administração), entidade ligada à USP. Na época, a pesquisa revelou que os negros representavam menos de 1% dos membros dos escritórios de advocacia no Brasil (entre sócios, associados e estagiários).

Em um trabalho conjunto com as universidades e os escritórios apoiadores da iniciativa, o projeto gera oportunidades para jovens negros estudantes dos cursos de Direito, promovendo o aprendizado, fortalecendo a autoestima e o senso de pertencimento, criando conexões e estimulando a troca de conhecimento entre as pessoas. Com essa abordagem, o projeto busca criar uma rede de apoio e incentivar o crescimento profissional e pessoal dos participantes.

O projeto Incluir Direito tem como compromisso a transformação da sociedade e a promoção de justiça social.

No programa, os alunos passam por aulas para desenvolver habilidades diversas:

  • • Postura profissional e o ambiente corporativo
  • • Como identificar competências e elaborar um currículo competitivo
  • • Estratégias para participar de processos seletivos
  • • Simulado de entrevistas
  • • Mentoria e aconselhamento de carreira
  • • Fluência em inglês
  • • Networking
  • • Como lidar com situações difíceis no trabalho
  • • Reflexões sobre a desigualdade racial e a importância da diversidade para a realização de uma sociedade mais igualitária e democrática.

 

Como contrapartida, os estudantes se comprometem a participar de pelo menos três processos seletivos de sociedades de advogados patrocinadoras do projeto, associadas ao CESA.

 

Universidades participantes do programa:

 

Mackenzie  |  UERJ |  UFMG |  UFRGS  |  UFRJ  |  USP

Carlos José Santos da Silva

Carlos José Santos da Silva

Presidente do conselho diretor do CESA
Idealizador do projeto Incluir Direito

"O Projeto Incluir Direito começou com o sonho de tornar as sociedades de advogados ambientes mais diversos e plurais, promovendo a equidade e abrindo portas para futuros advogados negros. Queríamos oferecer as ferramentas necessárias para dar acesso e permitir que eles competissem, em pé de igualdade com qualquer estudante de Direito do País, por oportunidades de carreira nos melhores escritórios. Mas o sonho só virou projeto porque muitas pessoas juntaram-se a nós e compraram essa ideia: universidades, mentores, escritórios patrocinadores e os jovens, que nos deram um voto de confiança e acreditaram que seria possível. Hoje sei que ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas é inegável que já são muitas as nossas conquistas."

Robson de Oliveira

Robson de Oliveira

Advogado do Demarest e
Coordenador do Projeto Incluir Direito

"Estou no Projeto Incluir Direito desde sua concepção. Na época eu era um dos poucos advogados negros nas grandes sociedades de advogados. Como coordenador, tenho imensa honra, orgulho e satisfação em fazer parte dessa história, pois sou testemunha da capacidade transformadora que o projeto possui. Posso dizer que, além de transformar as vidas dos alunos, ele também mudou a minha vida. Cada dia que passa, vejo mais profissionais negros nos grandes escritórios fazendo a diferença e demonstrando o quanto a inclusão pode gerar resultados melhores. Não sou mais solitário nesse caminho e tenho comigo grandes nomes que se somam para construir um novo tempo na advocacia brasileira. O Projeto Incluir Direito é um divisor de águas para a inclusão racial no mercado jurídico"

Raphael Moreira Espírito Santo

Raphael Moreira Espírito Santo

Sócio do Veirano Advogados e
Coordenador do Projeto Incluir Direito

"Coordenar o projeto, ao lado de pessoas maravilhosas - e imbuídas do mesmo espírito - é transformador em todos os sentidos. Ver as bancas de advocacia povoadas por advogados e estagiários negros nos faz ter a certeza de que estamos contribuindo para tornar nossa sociedade em um local mais justo. E esse orgulho que hoje carregamos é a maior alegria que a advocacia pode nos proporcionar"

Patrícia Alvarenga

Patrícia Alvarenga

Sócia do escritório Fialho Salles Advogados

"O Incluir Direito é um verdadeiro instrumento de mudança. É uma maravilhosa ponte de conexão de pessoas. Alunos talentosos que têm a oportunidade de se apresentar sem filtros e escolher seus caminhos profissionais em instituições genuinamente atentas à diversidade e interessadas em escutar, agir e mudar. Professores que se dedicam a acolher e preparar ainda mais esses talentos. Mentores que se dedicam a compartilhar suas experiências, ouvir e guiar – e recebem de volta experiências e vivências que mudam seu próprio olhar e suas próprias vidas. Laços fortalecidos com colegas, desenvolvimento de redes de relacionamento e apoio. É acolhimento, pertencimento, autoestima. É realmente um privilégio fazer parte."

Prof. Flávio Roberto Batista

Prof. Flávio Roberto Batista

Faculdade de Direito da USP

"O Projeto Incluir Direito é muito importante para a comunidade da Faculdade de Direito da USP, sendo reconhecido por muitos docentes e estudantes como ação afirmativa fundamental. Desde sua concepção, o Projeto dialoga com estudantes: inicialmente por meio de representantes dos coletivos negros e depois pelos feedbacks dos próprios participantes. Há também a interlocução com a rede de escritórios parceiros, mentores e professores. Com isso, garantimos o aprimoramento constante do Projeto, para que ele cumpra seu objetivo formativo e de apoio na inserção de estudantes negros nos escritórios de advocacia."

Alessandra Benedito

Alessandra Benedito

Professora do Mackenzie e socia da Semear Innova Consultoria

"O projeto se consolida como um divisor de águas para todos os atores sociais envolvidos, uma vez que fazer parte dele traz a certeza de sairmos transformados(as)! Uma transformação que é sempre para melhor, ainda que existam desafios. Para jovens negras e negros, significa conhecer e poder fazer parte da realidade de trabalho dos maiores escritórios da América Latina, oportunidade de mudar vidas, histórias e famílias, ou seja, de transformar-se por meio do acesso e da inclusão racial. Eles desabrocham, contribuem, crescem e fazem germinar novos contextos nos espaços que os contratam. Já para os escritórios, é a oportunidade de evoluir social e economicamente por meio do convívio com talentos incríveis. Afinal, aprender e incluir é uma via de mão dupla e requer a contribuição de todas e todos."

Luiz Guilherme da Costa Wagner

Luiz Guilherme da Costa Wagner

Desembargador do TJSP

"Assim que fui apresentado ao Incluir Direito, me apaixonei pelo Projeto. Sabia que estava diante de uma ideia diferenciada e vitoriosa. Integro, com muita honra, o maior Tribunal de Justiça do País, mas não posso deixar de lamentar que de nossos 360 desembargadores, o percentual de magistrados negros atinge algo em torno de 1%. Leciono em diversas universidades, mas, infelizmente, posso contar nos dedos de uma mão meus alunos negros. É muito pouco para um País em que 56% da população é negra. A todos os idealizadores e executores do Projeto, agradeço o auxílio, a preocupação e, sobretudo, a esperança que oferecem ao jovem universitário negro dos cursos de Direito de nosso País"

Flavia Regina

Flavia Regina

Sócia do Mattos Filho

"Lembro-me de participar das primeiras reuniões para discutir a concepção do Projeto Incluir Direito e, desde então, acompanho de perto seu impacto no mundo jurídico, principalmente na vida dos jovens estudantes de Direito que dele participam. Seu potencial transformador já uma realidade. Para mim, é um prazer imenso, uma alegria e, sobretudo, um grande aprendizado participar do Projeto. "

Victor Santa Cruz

Victor Santa Cruz

advogado no Machado
Meyer, ex-aluno do Projeto Incluir Direito

"Minha participação no Projeto Incluir Direito foi de extrema importância para mim. Possibilitou o meu crescimento profissional e pessoal, sendo capaz de me mostrar um mundo cheio de oportunidades que eu não sabia que existiam, mesmo tendo pleno entendimento da minha capacidade profissional e acadêmica. "

Emaliza Moraes Itaumah

Emaliza Moraes Itaumah

Advogada do BMA

"A palavra é gratidão! Em 2020 tive a oportunidade de participar do Projeto Incluir Direito. Foram meses de muito aprendizado, trocas, desconstruções e, principalmente, conexões com profissionais engajados em aprender e ensinar! Sou muito grata por cada pessoa que pude conhecer nessa jornada! Essa iniciativa pioneira no país tem um simbolismo especial para mim, porque foi por meio dela que consegui conquistar minha tão desejada vaga no time de advogados do BMA."

Prof. Hermes Vilchez Guerrero

Prof. Hermes Vilchez Guerrero

Diretor da Faculdade de Direito da UFMG

"Certamente é o projeto mais importante de minha gestão. É a efetiva possibilidade que permite que o programa de cotas nas universidades públicas se torne eficiente e, consequentemente, mude a vida dos estudantes carentes. As cotas lhes permitiriam entrar no baile para ver, o Programa Incluir Direito está lhes permitindo participar efetivamente do baile. Os responsáveis por este Projeto os conduziram até o salão principal e são os músicos da orquestra que tocam a boa música. Parabéns. "

Profa. Sheila Christina Neder Cerezetti

Profa. Sheila Christina Neder Cerezetti

Faculdade de Direito da USP

"O Projeto Incluir Direito foi implementado em um momento crucial na Faculdade de Direito da USP, logo após a adoção das cotas étnico-raciais. A partir dele, estudantes negros têm acesso a mais informações sobre a experiência em escritórios de advocacia e ampliam seus contatos profissionais, acessando um capital social relevante para o mercado de trabalho. A formação complementar proporcionada aos estudantes, em conjunto com o compromisso de promoção da diversidade nos escritórios, são ferramentas relevantes para a superação de barreiras no acesso e na permanência no estágio jurídico."

Números do Projeto

  • 230

    Alunos

  • 100%

    Contratados

  • 1 prêmio

    Internacional

  • 3 prêmios

    Nacionais

Escritórios apoiadores

Ouro

Prata

Bronze

Promover a diversidade é papel de todos.

Gere um impacto positivo

Seja um apoiador. Envie um email para: incluirdireito@cesa.org.br

Associe-se

Faça parte do maior network de sociedades de advogados do Brasil, compartilhando conhecimentos e liderando as discussões do Direito que impactarão a sociedade

Quero me associar