Inteligência Artificial na prática da advocacia
Muito se fala em inteligência artificial, mas como ela pode ser inserida e aproveitada no universo jurídico? O Centro de Estudos das Sociedades de Advogados de Santa Catarina (CESA SC), por meio do presidente Giancarlo Castelan, convidou um dos precursores do Direito da Tecnologia da Informação no Brasil para debater o assunto na Capital catarinense.
O advogado Alexandre Atheniense ministrou a palestra “Inteligência Artificial na prática da advocacia”, na reunião da seccional do CESA SC, que ocorreu nesta quarta-feira (21), na sede da Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados. E, entre os dados apresentados, apontou que, segundo o grupo Goldman Sachs, 44% dos serviços jurídicos podem ser automatizados com a inteligência artificial.
O palestrante falou sobre os desafios da implementação da tecnologia no dia a dia, pois “a inteligência artificial vai impactar no modelo de negócios dos escritórios de advocacia, por ser muito mais que um mero software para implantar uma novidade Tecnológica Operacional e impõe uma mudança de cultura operacional”, afirmou.
Atheniense também destacou alguns recursos de inteligência artificial que considera úteis para as sociedades de advogados como: análise, elaboração e revisão de contratos e documentos; pesquisa e análise jurídicas; análise e previsão preditivas com base nas referências do passado; resumo de conteúdos textuais (livros, peças, acórdãos) e conversão de voz para texto.
“Trouxemos para o debate um tema de extrema importância com o objetivo de desmistificar e atualizar nossos advogados no que diz respeito à inteligência artificial, além de apresentar novas possibilidades para implantar alternativas tecnológicas que vão ajudar a melhorar a produtividade das sociedades de advogados e torná-las mais competitivas no mercado”, reforçou Castelan, sócio da Menezes Niebuhr e Presidente do CESA SC.
A palestra na íntegra pode ser acessada no canal do Youtube do CESA.
Saiba mais sobre o palestrante
Alexandre Atheniense é sócio fundador de Alexandre Atheniense Advogados; coordenador da Comissão de Direito Digital do CESA; membro da Comissão de Proteção de Dados Pessoais da OAB/MG, membro da Comissão de Direito Digital do IAB e coordenador da Comissão de Direito Digital do IAMG.
Fonte: Menezes Niebuhr
Associe-se
Faça parte do maior network de sociedades de advogados do Brasil, compartilhando conhecimentos e liderando as discussões do Direito que impactarão a sociedade
Quero me associar